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domingo, 29 de janeiro de 2012

REVIEW - ICM x TAMIYA - 1/48 - P-51B



Dando continuidade aos reviews comparativos dos kits do P-51 da ICM e da Tamiya, chegamos ao modelo “B”.
Novamente, o kit da Tamiya é apontado como o melhor na escala 1/48, e o ICM uma cópia bastante fiel.
Diferente do kit do P-51D, entre os kits do P-51B há mais diferenças.
Confira o review!




REVIEW

Este review se destina estritamente a fazer uma comparação sobre o conteúdo e características dos kits. Review sobre a precisão dos kits existem aos montes pela Internet e não são o objetivo aqui.
A intenção é fazer um comparativo que ajude aos modelistas que quiserem adquirir kits do P-51B na escala 1/48, a fazer sua escolha.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o kit do P-51B não compartilha as estruturas principais do kit do P-51D, de forma que as diferenças não ficam apenas na fuselagem, estendendo-se para as asas e profundores, além de outros pequenos detalhes.

O kit da ICM possui um plástico mais “mole”, mais maleável, o que torna os detalhes (linhas de painel, rebites etc.) um pouco menos finos, ou, como dizem os modelistas estrangeiros, menos “crisp” ou “sharp”. É preciso frisar que isso não significa que ao pegar o kit, isso seja visível. Essa conclusão só é alcançada com os dois modelos lado a lado.
O kit da Tamiya possui um plástico mais “duro”, o que deve favorecer a injeção, resultando em detalhes mais finos, mais “crisp” ou “sharp”.
Em uma escala de 0 a 10, a qualidade de injeção o kit da Tamiya leva a nota 10 e o ICM nota 9.
Tal qual no kit do P-51D, esta diferença na qualidade de injeção é imperceptível em algumas peças, de forma que o kit da ICM pode levar sim, nota 10 para algumas peças.

A maior diferença está nas transparências. A Tamiya fornece um jogo de canopy extremamente cristalino e livre de marcas, enquanto o kit da ICM traz transparências mais opacas, precisando de um polimento para melhorar seu aspecto. Obviamente, essa diferença pode agradar ou não, cada um deve decidir o que prefere.

Uma característica que se repete em ambos os kits de ambas as marcas, é a diferença na moldagem dos pontos de junção das peças aos sprues. No kit da ICM elas “entram” na peça, demandando um pouco mais de cuidado ao se cortarem as peças dos sprues e um pouco mais de atenção para a limpeza das mesmas. No kit da Tamiya isso não ocorre, os pontos terminam nas bordas das peças, e o destacamento das mesmas dos sprues é feito de forma mais limpa, não demandando maiores trabalhos de limpeza.

O kit da Tamiya possui “pino-guia” para a junção das peças, detalhe inexistente no kit da ICM, o que faz com que este demande maior cuidado no momento da colagem das peças.

O kit da ICM tem como destaque o set com cinco figuras. O set é o mesmo do kit do P-51D. As figuras são muito boas e muito bem feitas. Com certeza são um belo fator à favor deste kit, visto que as figuras podem ser usadas em outras situações, outros kits etc.
A figura do kit da Tamiya vai do razoável para o bom e ponto.

A maior diferença dos kits está na cabine. O kit da ICM traz os detalhes do interior em duas peças separadas, enquanto o kit da Tamiya traz tudo já injetado na lateral da fuselagem.
Existem muitos sets de cabine para o P-51B da Tamiya e que, conseuqentemente, podem ser usados no kit da ICM também.
Se você deseja usar um set destes, o kit da ICM pode ser mais interessante, visto que não há nada injetado no seu interior. (Usei um set da Legend no kit da ICM que montei, cujas fotos estão no final do review). Por outro lado, a Tamiya oferece a opção de cabine aberta nas transparências. O kit da ICM, para ser aberto, demandará o corte da peça.

O piso da cabine é curvo em ambos os kits, o que está errado para o avião em questão. É um erro relativamente fácil de ser corrigido, entretanto, por experiência própria, posso garantir que isso não será percebido após fecharem-se as metades da fuselagem. Cada um deve decidir aquilo que é melhor para si, mas posso afirmar categoricamente que o detalhe é imperceptível no modelo finalizado.

A ICM fornece o painel em transparência e a Tamiya em estireno comum. Tal qual no kit do P-51D, a única diferença gritante dos kits está na transparência que reproduz o “gun sight”. O kit da ICM traz uma peça pouco definida e um tanto disforme, já a Tamiya fornece uma peça bem feita e bem acabada.

Em relação aos acessórios, o kit da Tamiya possui bombas e “drop tanks”. O kit da ICM vem com os “drop tanks”, porém em uma outra versão. Achei o do kit da Tamiya mais interessante.

Os trens de pouso em ambos os kits são idênticos em todos os detalhes.

Os pneus possuem padrões diferentes. O kit da ICM possui dois sets de pneus, um normal e outro com “efeito de peso”. O kit da ICM possui as rodas em peças diferentes, enquanto a Tamiya fornece tudo em uma única peça.

Com relação às opções de acabamento, o kit da ICM possui decalques para um avião e o Tamiya para três. Os decalques da Tamiya são bastante brilhantes e muito bem impressos, porém, possuem fama de possuírem um filme muito grosso. O decalque da ICM é bem impresso, sendo um pouco menos brilhante e com filme mais fino.

CONCLUSÃO

Caso você tenha lido todo o review e visto as fotos e, ainda assim, esteja em dúvidas sobre qual kit comprar, digo que realmente é difícil fazer a escolha.
A decisão será feita mais por uma questão de gosto do que de méritos e deméritos dos kits.
Analisando as diferenças entre os kits, tente decidir aquilo que lhe é mais adequado, aquilo que faz questão, enfim, o que lhe agrada. Dizer que um kit é melhor ou pior do que o outro é, na minha humilde opinião, um exercício de radicalismo superficial.
O kit da ICM é mais barato, fator que pode ser decisivo para muitos, lembrando que, dependendo de onde se faça essa compra, a diferença pode ser maior ou menor. No geral, vemos uma diferença que flutua entre USD 5,00 a USD 7,00 nas lojas estrangeiras. No Brasil, a diferença costuma ser um pouco maior.
O kit da Tamiya leva uma singela vantagem na qualidade de injeção e no resultado final das peças. O kit da ICM traz um excelente jogo de figuras.
Os kits são, externamente, idênticos, sendo possível montá-lo com um mix de peças entre ambos, conforme mostro nas fotos.

Avalie sua necessidade, suas preferências, faça a escolha e, independente do resultado, você estará muito bem servido com estes kits.




































































































































Muito obrigado à ICM que concordou em colaborar com a realização deste review, enviando seu P-51B.

Leia o review comparativo entre o P-51D da ICM e da Tamiya aqui.



Fotos adicionais:

Estas fotos são do kit do P-51B da ICM que montei há algum tempo atrás, apenas para que se tenha uma ideia de como fica o kit montado.




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