PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

REVIEW - ICM x TAMIYA - 1/48 - P-51D



A ideia de fazer este review surgiu, inicialmente, da minha paixão pelo P-51, coisa que vem de infância, e pelo fato de, como modelista, ser bombardeado por uma vasta linha de produtos, como kits, decalques e acessórios de diversos fabricantes, o que sempre nos deixa com várias dúvidas sobre o que escolher.


Por outro lado, o P-51 é uma espécie de ícone do plastimodelismo. Quem não montou ou já não teve um kit em mãos?
Quantos iniciantes, ainda hoje, começam sua incursão pelo plastimodelismo, montando um P-51?
Não há o que discutir. A própria Tamiya lançou recentemente o kit na escala 1/32, além de versões especiais em 1/48, sendo a última, o do famoso “Tuskegee Air Men”.

Embora sejam kits já amplamente consolidados no mercado e com vários reviews pela Internet, creio que não há (pelo menos, em minhas buscas, não encontrei.) nada semelhante ao que fiz aqui, que foi, literalmente, colocar os kits lado a lado para um “in box review”.
Desta forma, serei mais direto quanto às peculiaridades de cada kit, visto que não há necessidade de se falar sobre a precisão dos kits em si (lembre-se, há vários reviews pela net, basta uma rápida procura no Google).

Como gosto de montar caças da WW2 na escala 1/48, temos como opções mais tradicionais, o kit da Tamiya, apontado de forma geral, como o melhor kit e o kit da ICM, sempre apontado como uma espécie de cópia do japonês.

Aproveitando o apoio da ICM, expliquei a intenção deste review e eles toparam fornecer os kits. O kit Tamiya eu comprei unicamente para o review.

O resultado é bastante surpreendente. Para quem já tem mais experiência e conhece ambos os kits, não há novidades, porém, para quem não teve essa oportunidade, o review é bastante interessante, atendendo ao objetivo do blog, que é prestar auxílio para as compras.


 REFERÊNCIAS

Sugiro a leitura do ótimo artigo da APRJ.



REVIEW

 Antes de começar a leitura do review, sugiro uma olhada em todas as fotos comparativas dos kits.
Você consegue apontar qual é qual? Creio que muitos não conseguirão.

Os kits são excelentes e possuem um bom padrão de detalhamento e bastante precisão em relação ao avião real.

Repare na foto das metades da fuselagem e asas, como os kits são idênticos. É possível montar o avião com a metade da fuselagem de cada kit, visto que são perfeitamente iguais.



As diferenças são mínimas, com relação ao conteúdo das caixas, com vantagem para o Kit da ICM:

1 - O kit  traz um set de figuras muito interessantes e muito bem feitas. O piloto pode ser montado dentro do cockpit, ou ao lado do avião. Há mecânicos e mais um oficial.

2 – O kit traz duas opções de pneus, quais sejam, normais e simulando “peso”.

3 – O kit vem com algumas peças que não serão usadas, como o jogo de hélices e escapamentos, ambos para outra versão do caça. Para quem gosta, sobrarão várias boas peças para a caixa de sucatas.

Comparando de forma geral, o Kit da Tamiya leva vantagem.

1 - Estireno de melhor qualidade. O kit usa um material menos “mole” que o da ICM, o que resulta em lixamento e cortes de peças mais precisos.

2 - Qualidade de injeção superior. As linhas de painel, bem como os detalhes das peças, são mais definidos e mais precisos na maioria das vezes.

3 – Transparência mais cristalina.


De forma geral, o kit Tamiya possui uma qualidade de injeção superior, detalhe notado quando se colocam as peças lado a lado. Numa escala de 0 a 10, o kit Tamiya leva nota 10 e o ICM nota 9.
Sim, a diferença não é tão gritante a ponto de se poder falar em uma qualidade muito superior. É melhor, mas não quer dizer que o ICM seja ruim, apenas um pouco inferior.
Talvez essa diferença seja resultado do plástico mais “mole”, mais “macio”, usado pela ICM. Em algumas peças, como profundores, honestamente, não consegui ver essa diferença.
O canopy do kit da ICM é mais opaco e precisa de um polimento para um melhor aspecto, por outro lado, para quem vai montar um kit com desgastes, a peça pode ser bem interessante. O kit da Tamiya tem um canopy mais cristalino, com aspecto de novo.
Os pneus do kit da Tamiya já vem com as rodas e calotas, além de possuir maior precisão nos detalhes, porém, alguns podem preferir as peças separadas do kit da ICM, já que facilita muito o trabalho de pintura.
Creio que a única peça em que o kit da Tamiya realmente é muito superior, seja o “gun sight”, que no kit da ICM, é bastante deformado, chegando (no kit em que fiz o review) a não ter uma forma bem definida.
O trem de pouso do kit da ICM, leva uma pequena vantagem no detalhamento, visto que possui um detalhe, uma espécie de gancho, na lateral oposta ao encaixe das rodas.
Finalmente, chegamos aos decalques, de forma que a folha da Tamiya apresenta uma qualidade superior de impressão. O decalque da ICM, apresenta um filme um pouco mais grosso.


CONCLUSÃO

Após analisar bastante os kits, não achei uma forma de apontar qual o melhor kit e qual a melhor escolha a se fazer.
Sendo totalmente imparcial, pode-se chegar a algumas conclusões.

1 - De forma fria, crua e objetiva, o kit da Tamiya leva uma singela e sutil vantagem na qualidade da injeção, embora, comparativamente, algumas peças em ambos os kits possuam exatamente o mesmo padrão de injeção, não se notando essa diferença.

2- Por outro lado, o kit da ICM oferece um belo set de figuras e uma quantidade razoável de peças extras, para alegria da caixa de sucatas.

3- Os kits são 95% idênticos e no que importa, ou seja, conjunto geral (asas, fuselagem) são 100% idênticos.

4- A escolha dependerá das possibilidades do modelista. O kit da ICM é mais barato, uma diferença de, em média, 5 dólares, chegando à quase 10 dólares quando em promoção. Em lojas brasileiras, essa diferença costuma ser um pouco maior.
Caso dinheiro não seja seu problema e a pequena diferença de qualidade justifique o preço mais elevado, fique com o Tamiya.
Para você, que tem o orçamento mais apertado, o kit da ICM não vai te deixar na mão em absolutamente nada e como já disse, ainda sobram as figuras e peças.

5- Diante da quantidade de aftermarkets disponíveis no mercado, se você pretende montar vários P-51, o kit da ICM pode ser mais interessante, novamente, por ser mais barato. Acredito que após pintura, desgastes e outras técnicas, a diferença na injeção fique menos perceptível ainda.

6- Caso você possua um altíssimo nível de exigência, ainda assim, sugiro que compare, se possível, os kits lado a lado e faça sua decisão.

trata-se de uma escolha difícil e extremamente pessoal. Eu tenho minha opinião (prefiro não falar qual, para não influenciar ninguém) e o que posso dizer é que com qualquer um dos kits, você estará muito bem servido.




























































































































Muito obrigado à ICM pelo kit enviado para o review e por apoiar este review.


Leia o review comparativo entre o P-51B da ICM e da Tamiya aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...