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sexta-feira, 9 de julho de 2010

REVIEW - Kinetic 1/48 EA-6B Prowler

História:

O EA-6A “Electric Intruder” foi desenvolvido para a USMC nos anos 60, para substituir os EF-10B “Skynight”.
Este avião é uma modificação direta do A-6 “Intruder”, equipado com equipamentos para a chamada “guerra eletrônica”.
Este avião foi usado pelos três esquadrões da USMC na guerra do Vietnam.
Um total de 27 EA-6A foram construídos, sendo que a maioria foi aposentada nos anos 70 e o restante nos anos 90.

Muito mais avançado, o EA-6B foi projetado no começo de 1966, como substituto dos EKA-3B “Skywarriors” para a USNavy.
A parte frontal da fuselagem foi alongada para, dentre outras coisas, criar uma área maior, capaz de alojar a cabine de quatro assentos; um piloto e 3 oficias de contra medidas eletrônicas, ou Electronic Countermeasures Officers (ECMOs).
O primeiro vôo do “Prowler” foi realizado no dia 25 de maio de 1968, entrando em serviço no ano de 1971.
Um total de 170 “Prowler” foram construídos até 1991.
(Eden, Paul (2004). "Grumman EA-6B Prowler". Encyclopedia of Modern Military Aircraft. Amber Books)

O “Prowler” é equipado com dois motores Pratt & Whitney J52-P-408(non-afterburnng), voando a até 590mph, possuindo um alcance de 1,140 milhas.
É um avião de manutenção cara, e devido ao seu uso, qual seja, a “guerra eletrônica”, passa por constantes upgrades.
O primeiro foi nomeado de “expanded capability” (EXCAP), em 1973. Em 1976 veio o “improved capability” (ICAP) e em 1980 o ICAP-2, que tornou o avião capaz de disparar mísseis AGM-88 HARM.
O maior upgrade da aeronave foi o “Advanced Capability” (ADVCAP), que trouxe melhorias não só na parte de eletrônica embarcada, mas também, melhorias na qualidade de vôo da aeronave. Este upgrade foidividido em três etapas e teve inicio no final dos anos 80.
A aeronave também é capaz de efetuar missões de ataque à alvos no solo.

Características:
Tripulação: 4 (um piloto e três CMO’s)
Comprimento: 59 ft. 10 in. (17.7m)
Envergadura: 53 ft. (15.9m)
Altura: 16 ft. 8 in. (4.9m)
Área da Asa: 528.9 ft.² (49.1 m²)
Peso Vazio: 31,160 lb (15,130 kg)
Peso máximo de decolagem: 61,500 lb (27,900 kg)
Motores: 2x Pratt & Whitney J52-P408A turbojet, 10,400 lbf (46 kN) cada.

Performance:
Velocidade Máxima: 566 kts (651 mph; 1,050 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 418 kts 418 kt (481 mph, 774 km/h)
Alcance: 2,022 mi (tanks kept) / 2,400 mi (tanks dropped) (3,254 km / 3,861 km)
Teto de serviço: 37,600 ft (11,500 m)
Razão de subida: 12,900 ft/min (65 m/s)
Carga na asa: 116 lb/ft² (560 kg/m²)
Relação Peso/Potência: 0.34



O KIT:

Este é o primeiro kit do Prowler com a opção "wing fold". Os outros dois kits deste avião eram fabricados pela Monogram e pela Airfix.

De acordo com comentários pela net, este kit representa um grande avanço em relação aos seus antecessores, em matéria de precisão de formas e detalhes.

O kit vem moldado em um plástico cinza claro, divido em 9 árvores mais uma para as transparências.

A cabine ébem detalhada, e de acordo com fotos, é relativamente bem representada, entretanto, provavelmente serão lançados sets de detalhamento para os mais exigentes. De qualquer forma, mesmo uma montagem OOB da cabine , renderá um belo modelo.

Os assentos GRU-7EA são bem feitos, necessitando apenas da adição de cintos de segurança.

As entradas de ar não possuem detalhes, porém, o motor é representado nas duas extremidades.
Existem sets de detalhamento para a entrada de ar dos kits da Monogram e da Airfix que podem ser adaptados para este kit.

Notei algumas ínfimas marcas de injeção em algumas peças. Os detalhes são muito bem gravados, os rebites não são exagerados e as linhas de painel não são excessivamente profundas.

O kit tem um visual muito agradável, mostrando que foi cuidadosamente injetado.

As rodas são moldadas em três partes, alguns poderão não gostar dessa opção da Kinetic, porém, existe a vantagem de se poder pintar e fazer o weathering em cada peça, para daí então, montar o conjunto.

O kit não oferece opção de superfícies de comando posicionáveis.

As asas podem ser montadas, flexionadas ou extendidas e o detalhamento do mecanismo de "wing fold" é muito bacana e bem feito.

O canopie talvez seja a única coisa neste kit que pode desagradar, pois foi feito em partes separadas, necessitando muita atenção para colar as duas metades.
Este inconveniente é compensado pelo excelente nível de detalhes da peça, além disso, o plástico é cristalino.

As opções de carga e armamento são: 3 ECM podes, 2 tanques externos e 1 AGM-88 HARM

As marcações são do EA-6B, 163046, VAQ-140, AG/500, USS Dwight D Eisenhower, CAG mount for CVW-7 skipper.

Os decalques são muito brilhantes e com detalhamento fino. Olhando na folha, parecem ser de excelente qualidade.

A folha é projetada pela FighterTown Decals e impressa pela Cartograph

O manual de instruções é bem claro, facilitando o processo de montagem do kit.
O esquema de cores vem no padrão FS e com referências para tintas Gunze.

Conclusão:

Trata-se de um belo e vistoso kit.
A montagem OOB resultará em um belo modelo, pois o kit é muito bem detalhado.
Para aqueles que quiserem montar outra versão, existem algumas folhas de decalques da TwoBobs, AfterBurner etc...
O único detalhe que necessita de atenção é a colagem das metades do canopie.

Kit recomendado!






















Vídeo do Prowler:

Muito obrigado à LuckyModel pelo kit enviado!

Thanks to LuckyModel for the reviewed sample!

http://www.luckymodel.com/scale.aspx?item_no=KI-K48022

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