PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um pouco de divagação...

Fala pessoal,

Eu estava dando uma olhada em uma comunidade de plastimodelismo no orkut e me deparei
com um tópico onde um membro criticava a copa do mundo e falava que aproveitava o tempo
para montar seus kits.
Entretanto, o tópico mudou o rumo e vários membros começaram a relatar suas angústias em relação às pessoas que não conhecem nosso hobby; aquelas pessoas que chamam o fruto de toda sua pesquisa, tempo, paciência, dinheiro e habilidade, de “aviãozinho”, “barquinho”, “carrinho”, “tanquinho” e, para terror de todos, o termo mais doloroso: “Brinquedinho”.
Eu sempre vejo esse tipo de tópico em fóruns, comunidades etc...
Há no ar, uma idéia, perdoem-me os colegas, mas arrogante, de que todos devem saber o que é plastimodelismo e apreciá-lo. Pura bobagem.
É estranho imaginar um grupo que se diz “acima da média cultural”, não possuir grandeza e até humildade, para reconhecer, em primeiro lugar, que nosso hobby ainda é algo estranho ao conhecimento geral da população. Não vou entrar aqui em divagações sócio-culturais sobre este fato, pois não é o objetivo deste texto.
Quero me ater ao fato de que o plastimodelista, diante de uma pessoa que desconhece o hobby, não deve tratá-la com descrédito. Ora, alguém é obrigado a conhecer nosso hobby e admirá-lo? Não. Nem por isso esta pessoa é “inferior”, como alguns querem fazer crer.
Existem muitos hobbys curiosos no mundo, muitos que fogem da nossa compreensão também.
Esta atitude, só prejudica a imagem do nosso hobby, fazendo com que cada vez mais ele seja “só nosso” e não de todos.
Não vamos esquecer que, nos primórdios, os kits tinham um público alvo bem definido: Crianças!
Eram sim, vendidos como um brinquedo. Talvez um brinquedo educativo pelas suas características, mas ainda sim um brinquedo.
Logo, perceberam que o público alvo havia mudado e com isso o enfoque do hobby mudou.
Acho muito saudável o espírito da pesquisa e do compromisso com a fidelidade histórica, afinal, trazem inúmeros benefícios, porém, tudo isso se esvai quando o modelista sobe no pedestal da “superioridade”.
Esta atitude e comportamento não possuem qualquer sentido. Aliás, discutir o sentido de um hobby, com o perdão do trocadilho, é algo sem sentido!
Além de plastimodelista, sou músico, e tenho certeza que muitos não veriam sentido em, por exemplo, pagar mais de R$ 20.000 em uma única guitarra...
Como mais uma forma de exemplificar, pensem na sensação que temos ao olhar uma pintura abstrata...creio que não preciso falar mais nada!
Desta mesma maneira, muitos podem não ver sentido algum em passar horas montando algo que depois “não voa”, “não faz barulho” e por aí vai.
Obviamente, seria lindo se todos admirassem nossos kits, ficassem maravilhados com o realismo dos desgastes e com aqueles detalhes que só nós sabemos que existem.
Não me incomodo de forma alguma com o desconhecimento e até descrédito, com que algumas pessoas tratam nosso hobby, afinal “cada um no seu quadrado”.
O importante é termos em mente que devemos respeitar todos e divulgar nosso hobby sem pressionar, sem essa falsa idéia de “superioridade”.
Acredito que a única coisa que podemos concluir disso tudo é que: Hobby só faz sentido para quem pratica.

Abraços!

4 comentários:

Vinicius Roland disse...

Da mesma maneira que pudim de leite condensado é gostoso pra quem gosta de pudim de leite condensado!!!
Eu, enquanto plastimodelista, nunca concordei com o raciocinio destas pequenas pessoas que se acham superiores... pratico meu hobby sem cobranças e nem me endividar com ninguem.
E, vamos à divagação!!!

Vinicius Roland

Anônimo disse...

Cara,post genial mesmo,genial mesmo pela intenção...

Mas,acho que o tópico não foi bem entendido por ti...

O tópico,era pra perguntar quem monta kit,na hora do jogo do Brasil,e o pessoal mudou o rumo do tópico,não quando usou a expressão "aviãozinho",mas sim quando começaram a falar de "patriotismo",pode conferir lá,o unico que falou nessa questão dos não modelistas,foi o seu post...

O tópico que vem falando sobre os "desinformados" do nosso hobby,é o tópico "Essa doeu" do Oráculo =)

Mas,tirando esse deslize do tópico,o post foi muito bom sim.

Álvaro disse...

Caro Fábio, obrigado pelo alerta!
Você tem razão, acabei misturando os tópicos.

Abração!

Giovani disse...

Muito legal seu texto. Palavras bem oportunas!
Penso da mesma maneira e minha família fala que eu "gasto" tempo atoa montando "carrinhos".
Até estou iniciando um site (plastimodel.com.br) para colocar meus trabalhos, minha história (de como esse hobby me ajudou a sair de uma depressão profunda) e para quem quiser participar.
Estude uma maneira de fazermos uma parceria. Eu ficaria muito honrado.
Grande abraço,

Giovani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...