PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Modelismo x Apologia

Algumas vezes, me deparo com esta discussão em alguns fóruns: Seria o modelismo, uma forma de apologia às guerras e, indo mais além, à doutrinas e filosofias que fundamentam as mesmas?

Para início de conversa, primeiro precisamos saber o que significa a palavra "apologia".
Nossos dicionários, de forma geral, atribuem à palavra o sentido de "elogio", "justificativa", "enaltecimento", ou seja, de forma geral, podemos afirmar que "apologia" é a atitude de defender e promover algo.

Isto posto, pergunto-me: Quantos modelistas defendem guerras?

Posso afirmar, categoricamente, que nenhum! (Assim espero! rs)

Classificar o modelismo como apologia à guerra seria o primeiro passo, por exemplo, para condenar todos os museus do mundo pela mesma prática!

Entretanto, o chamado "senso comum", confunde qualquer forma de representação de um determinado objeto, assunto ou tema, com "apologia".

Não raro, leio relatos de modelistas que foram acusados de fazer apologia à guerra e, no caso daqueles que montam temas ligados ao exército alemão, ao nazismo!

Apesar do inconformismo, devemos levar em consideração que o Brasil é um país que traz em suas lembranças, o amargo gosto da ditadura militar; situação esta, que cria toda essa cultura "contra-militar". Some-se à isso, a disseminação do "anti-americanismo" e temos aí todas as condições para que, erroneamente, o nosso hobby seja confundido com apologia à guerras etc.

Para jogar um pouco mais de polêmica na questão, em última instância poderíamos afirmar que até a defesa de doutrinas religiosas, seriam então, formas de apologia à guerras (vide a história do cristianismo, por exemplo).

Nosso hobby está intimamente atrelado à história e, obviamente, nenhum de nós fica feliz por estas guerras terem acontecido, mas o fato é que elas fazem parte da humanidade, e até o fato de hoje, eu poder escrever este texto, é consequência de várias guerras e conflitos, sem os quais, essa liberdade poderia não existir!

Guerras servem como exemplo de como o ser humano pode ser baixo, cruel e irracional, e a história vem justamente para este motivo: Mostrar como não devemos agir, mostrar que as guerras não devem se repetir.

Realmente é difícil separar o apreço por temas militares, da apologia à guerra, mas, infelizmente, também não podemos ser hipócritas e negar a necessidade das forças armadas.

O militarismo é uma necessidade que surge diretamente da "irracionalidade" do homem; é uma questão "natural". O homem briga pela sobrevivência e a cada guerra vivida pela humanidade, uma série de mudanças ocorrem; muitas delas, benéficas!

Infelizmente, tivemos que passar por uma segunda guerra mundial, para que o mundo tomasse consciência de que todos são iguais e que o racismo não pode ser tolerado.

Desta forma, nos valemos da "história" para mostrar essas lições. Quando as crianças estudam as guerras na escola, não se está fazendo apologia à guerras, quando alguém está rezando, não se está fazendo apologia à guerras santas.

Da mesma maneira, quando estudamos história, através do modelismo, estamos mostrando para as novas gerações, aquilo que o homem já foi capaz de construir para matar outros homens, estamos promovendo a história e o debate que, felizmente, sempre nos conduz à conclusões éticas e morais sobre o horror da guerra e não da "beleza" da mesma.

Esconder esta faceta do ser humano e sua ocorrência por toda nossa história, é o mesmo que varrer o pó para debaixo dos tapetes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...