PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

REVIEW - WARSCENIC SCALE COLOURS - RAF (1939/1945)





O Plasticompras recebeu mais um set de tintas WarScenic, desta vez com as cores da RAF (força aérea inglesa). Acompanhem mais este review.




Atenção!
Tratando-se de um review que tem por finalidade, demonstrar tonalidades de cores, não se esqueça que podem haver variações na percepção de cada indívíduo, bem como, diferenças ocasionadas por configurações de monitor e até por características da máquina fotográfica usada no teste.
Desta forma, a intenção é dar uma ideia do que o modelista irá encontrar nestas tintas. De forma geral, as fotos estão bastante próximas do que eu pude ver durante o manuseio das mesmas.

REVIEW

O set é composto por quinze cores, usadas pela RAF no período de 1939 à 1945.
Fiz uma rápida busca no Google, pelas cores do set da WarScenic, porém, de outros fabricantes.
Também procurei algumas fontes em artigos de outros modelistas.

O site da IPMS Estocolmo tem uma ótima relação dessas cores:

Notem que, para algumas delas, são dadas mais de uma referência no padrão FS.

Discutir tonalidades de cores é algo que, até certo ponto, torna-se uma besteira. Cada marca de tinta terá uma tonalidade diferente e cada modelista deverá decidir aquilo que mais lhe agrada.
Novamente, achei as tonalidades das tintas WarScenic muito boas, de forma que, não vejo motivos para não usá-las.

As tintas possuem um comportamento bastante uniforme em todas as cores. Aquela diferença entre tintas claras e escuras, não é tão perceptível aqui. Isso é uma das facilidades proporcionadas por tintas “enamel” (esmalte) de forma geral.
Pode-se usar o diluente da WarScenic (lento e rápido) ou aguarraz. A tinta se comporta muito bem com a última opção, porém, recomendo o diluente da própria marca, pois, realmente melhora o controle da pintura.

Novamente, fiz vários testes com pontos de diluição. Foram usadas sempre três gotas de tinta. Usei pedaços de estireno de 4cm de comprimento por 2cm de largura, sem qualquer tipo de tratamento ou promotor de aderência. A pintura foi feita com um aerógrafo Badger de ação simples e a fonte de ar, um simples inalador.

Teste:

Diluição 100% (3 gotas de diluente x 3 gotas de tinta).

A tinta, obviamente, fica extremamente fluida e requer cuidados para não acumular. Mesmo com essa diluição, a aderência é boa. A tinta bate e não escorre. Deve-se tomar o cuidado de manter o aerógrafo mais afastado, evitando-se o acúmulo de tinta e o conseqüente escorrimento da tinta. A cobertura total do estireno se deu sem a utilização do conteúdo total da tinta usada.

Diluição 50% (aprox. 1,5 gotas de diluente x 3 gotas de tinta).

A tinta continua com bastante fluidez e já diminuem os problemas com escorrimento. Cobertura total da plaquinha de estireno muito rápida. Novamente, sobra bastante tinta no cpo do aerógrafo.

Diluição 1/3 (uma gota de diluente x 3 gotas de tinta)

Ótima fluidez. Praticamente se acabam problemas com escorrimento. A cobertura é muito fácil e muito rápida. Novamente, sobra bastante tinta no copo do aerógrafo.

Características e Conclusões:

Tinta extremamente fácil de ser usada e com comportamento bastante uniforme. Na diluição em 50%, obtive o “ponto de leite” com o qual estou habituado a trabalhar.

O alastramento da tinta e a cobertura são excelentes. O tamanho do estireno usado nos testes é relativamente significativo para um kit de avião de caça da WW2, ou seja, você vai usar muito pouca tinta para uma pintura completa.
Lembrando que, no teste, não pintei como costumamos fazer com modelos, ou seja, duas, três demãos de tinta para se obter a cobertura total. Fazendo uma estimativa por alto, creio que com aproximadamente 10 a 15 gotas de tinta, seja possível pintar um kit de avião de caça da WW2. Isso é pouquíssima tinta, tendo em mente os 20ml do frasco. Não fiz esse teste, portanto, trata-se de mera especulação baseada nos resultados que obtive durante o review.

O tempo de secagem ao toque é ótimo. Em cinco minutos a tinta estava seca ao toque em todas as configurações de diluição. Com diluente “rápido” da WarScenic, esse tempo é ainda menor.

O acabamento é acetinado.

O cheiro da tinta não é forte, comparando-se com outras tintas "enamel".

O pote é vedado por um batoque de plástico.

A resistência da tinta é muito boa. Precisei fazer uma certa força para que começasse a sair tinta do estireno.

A limpeza do aerógrafo é extremamente fácil. Basta aguarraz e a tinta sai facilmente, sem deixar resíduos.

CONCLUSÃO

Caso você use, ou, queira usar, tinta esmalte, faça um teste com a WarScenic.
O produto é excelente e provavelmente irá atender todas as suas necessidades.
Além disso, o fabricante é brasileiro, o que facilita o contato e a resolução de dúvidas.
Recomendo muito o produto. 
Experimente! Tenho certeza que vai gostar.







































Muito obrigado à Asgard, fabricante da WarScenic, pelo set enviado para o review.
Agradeço especialmente ao Fábio, pela atenção e apoio!

Maiores informações:

Mandem um email para o Fábio, solicitando catálogo e preços.

Os outros reviews das tintas WarScenic, você pode conferir aqui no Plasticompras. Basta fazer a pesquisa no buscador do blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...