PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

domingo, 16 de novembro de 2008

A paciência é a alma do negócio...

Habitualmente leio isto em fóruns: "Modelista nunca gosta do resultado de seu trabalho"

Sei bem como é isso...
Sou iniciante (estou chegando no meu vigésimo modelo) e realmente, após terminar os kits, eu vejo...e acho ruim!
Frustrante isso!
Hobby é algo para se relaxar, para fazer esquecer de coisas sérias, para curtir e, de repente, torna-se uma fonte de frustração!
Terminamos o kit e vemos que a pintura não ficou bem feita, o desgaste na verdade deixou o kit com aspecto de mal pintado, a sujeira é um borrão...será que é isso mesmo?
Será que não estamos exigindo demais de nós mesmos? Qual o nosso limite?
Se você é daqueles que pensam em largar o hobby quando se deparam com montagens consideradas fantásticas, pergunte a si mesmo:
"O que eu faço para melhorar o resultado final dos meus kits?"
Pesquiso? Pratico técnicas? Troco informações?
Se você respondeu "sim" a todas as perguntas, reflita agora, quanto tempo você gasta em cada uma destas etapas!
Quanto tempo você levou para montar o seu último kit? Se ao final, você teve a sensação de que algo poderia ter sido feito melhor, pare e pense em quanto tempo você dedicou à esta parte que não agradou!
Todos nós ficamos ansiosos para ver o kit montado e exposto, e com isso etapas são apressadas, pulamos outras, diminuímos imperceptivelmente nosso senso crítico e muitas vezes cometemos os mesmos erros dos quais alertamos outros amigos modelistas!
Aí, no final, temos a sensação de que "podia estar bem melhor".
Não se iludam, este que vos escreve também comete os mesmos pecados e briga, modelo a modelo, para tornar-se uma espécie de "monge modelista"!
Em meu último modelo ( Fokker DR.1, 1/28, ainda na bancada), um desnível na junção da asa com a fuselagem me tomou horas e horas.
Fiz o primeiro emassamento, lixei e pintei...mas pensei: "Controle a ansiedade e refaça o processo de 'massa/lixa', pois deste jeito não está satisfatório". Parei quando decidi que estava satisfatório, me valendo da máxima de que "quanto mais se mexe, mais chances de dar errado"...sim, tudo tem um limite também!
Assim, com certeza no final, pensarei em melhorar, mas terei a certeza de que trabalhei bastante o kit!
Essa certeza de "dever cumprido" traz ao hobby o que dele se espera: PRAZER!
Melhorar a cada kit é uma característica do modelismo, no entanto, além de aprender técnicas e aprofundar-se em história, devemos fazer do hobby um momento de auto-reflexão, de auto-conhecimento! Deixe o hobby fazer de você uma pessoa mais calma, menos ansiosa, mais paciente...com certeza você será mais feliz.
Nos dias atuais, com a velocidade da informação, das mudanças no mundo, com as exigências de cada vez solucionar problemas com rapidez (afinal, queremos que nossa encomenda da China chegue no dia seguinte em casa!), falar em "paciência" soa até como um contra-senso, mas ainda assim, é algo de extrema importância!
Seja paciente com você, se o kit não ficou como você queria, aos poucos vá melhorando, vá praticando...e compre novamente o mesmo kit.
Monte e compare com o primeiro...com certeza você se orgulhará do próprio progresso!
Olhe agora pessoal, novamente para seu último kit e veja o que não lhe agrada e sejam sinceros: Quanto tempo você dedicou para o detalhe que não agrada?
Lembrem-se sempre que estiverem na bancada (ou quando perguntarem "onde está o kit?" nas bancadas virtuais da vida...): Paciência é alma do negócio...

Um comentário:

Fernando disse...

Exato !!!

eu tambem sou um eterno iniciante.

meu últimos kits na bancada estão melhores que os primeiros, mas não ligo deles ficarem iguais aos que vejo na net.

Eu quero e me divertir, tenho tanto kit que penso...sera que vou montar tudo ate eu ser avô heheheheheh

Enfim, sou da mesma opnião que o hobby é uma diversão.

[]s

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...