PageRank Usuários online

Parceiros/Sponsors

Parceiros/Sponsors

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

REVIEW - KP 1/72 Mig-17PF

HISTÓRICO

O Mig-17 foi produzido na URSS a partir de 1952, tratando-se de um avanço em relação ao Mig-15.
Embora seja um caça subsônico, foi usado contra os caças supersônicos dos americanos durante a guerra do Vietnam.
Dentre as inovações, o novo avião trazia a asa angulada em 45º próximo à fuselagem e 42º na porção externa da mesma. Além disso, as asas possuíam três grandes "wing fences" e na fuselagem foi adicionado um "ventral fin". O motor era o mesmo do predecessor, o Klimov VK-1.
Dentre as várias versões do Mig-17, a versão "PF" possuía como diferenciais o "afterburner" e um radar, que inicialmente era o Izumrud RP-1, sendo trocado algum tempo depois pelo Izumrud-5 RP-5.

Para maiores informações:

O KIT

A KPmodels está fazendo o rebox dos antigos kits da Kopro, o que explica muito do que estou falando no review.
A novidade aqui é a nova caixa e uma folha de decalques nova e de melhor qualidade em relação ao decalque original.
O kit, embora seja em alto relevo, possui muitos detalhes externos. A cabine é até razoável para um kit desta idade e desta escala, mas não possui grandes detalhes.
As peças já apresentam o sinal da idade do molde/matriz, sendo necessário um bom trabalho para eliminar o flash, marcas de injeção etc.
As formas gerais do kit são boas e verificando referências pela internet, há um consenso de que esse ainda é o mig-17, na escala 1/72, mais correto.
Comparando algumas montagens com fotos do avião real, nota-se que temos uma boa representação do mesmo.
Deve-se tomar cuidado na montagem, pois o processo de "emassar/lixar" poderá acabar com os muitos detalhes externos do kit. 


CONCLUSÃO

Trata-se de um kit interessante, mas que já mostra o sinal da idade. O modelista que está acostumado com kits novos, com novos padrões de engenharia, com certeza irá estranhar estes kits mais antigos da Kopro. Entretanto, é um kit barato e que pode ser um alternativa para mudar os temas de montagem e praticar algumas técnicas.
Modelistas mais experientes, não irão se abalar com as dificuldades deste kit, como a necessidade de uma boa limpeza nas peças e eventuais problemas de encaixe. Modelistas com menos experiência, deverão ter muita atenção com o kit, pois será exigida uma certa prática com algumas técnicas de montagem.
Pelo preço de aproximadamente USD 8,00, creio que valha o desafio da montagem.
Recomendo o kit para o modelista que não faça questão de montar somente kits no padrão "tamygawa".






Muito obrigado à KPModels pelo kit enviado para review!

Visitem o site: KP Models

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nova Loja! Modelismo Alpha

Pessoal,

Mais uma nova loja de modelismo na net, é a MODELISMO ALPHA.

Visitem o site:
http://www.loja.modelismoalpha.com.br/

Muito boa sorte para a nova loja!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lançamento da KP - 1/48 Su-25

Pessoal,

A KP está lançando seu novo Su-25, vejam a foto do "box art" e as primeiras informações sobre o kit.



"The first release will be a MasterPack edition including high detailed full resin cockpit, 6 beautiful camouflage & marking options and quickmask for canopy, wheels etc.

The expected date of release is February 2011.
The gorgeous artwork was painted by Gabor Foth (HU). Great bow to him!"

Aguardem o review!!!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

REVIEW - KP-MODELS 1/72 Mig-15 UTI Midget

Histórico

           Em 1948, o departamento de design da MiG desenvolveu um jato de alta performance chamado de I-310.  Entretanto, o projeto carecia de um componente essencial: um motor adequado. Esse problema foi resolvido quando o governo britânico autorizou a empresa Rolls-Royce para exportar o seu motor turbo Nene para a Rússia. Logo que a Klimov recebeu os motores, desenvolveu imediatamente a sua própria cópia do Nene, chamado de Klimov RD-45. Poucos meses depois, o primeiro protótipo do I-310 tinha voado com o novo motor. A aeronave foi então denominada de  MiG-15 e entrou em serviço no início de 1949.
          No final do ano, a versão melhorada do MiG-15bis apareceu, e uma versão de treinamento de dois lugares, o MiG-15UTI, também foi introduzida. 


          Para maiores informações sobre o Mig-15, recomendo a leitura dos seguintes artigos:



O KIT

          O kit é um rebox da própria Kopro, portanto, os modelistas mais experientes não encontrarão nenhuma novidade aqui. O kit é moldado em um plástico cinza claro e de boa qualidade.
           Tratando-se de um kit antigo, fica evidente o desgaste das matrizes e dos moldes, o que resulta em peças com bastante rebarba e flash. O trabalho de limpeza do kit é essencial para uma melhor montagem. Também existem muitas marcas de injeção em algumas peças. Apesar disso, não notei nenhuma deformidade ou falha de injeção que pudesse comprometer o formato das partes do kit.
           O kit é em alto relevo, porém, o nível de detalhes é muito bom. O kit é todo finamente rebitado e possui muitos detalhes na fuselagem e asas. Comparando o kit com algumas fotos e perfis, não notei nenhuma falha grave. O cokpit é simples, composto por uma peça única com alguns detalhes dos consoles, dois assentos simples, manches e painéis.
           O canopi não é totalmente cristalino, mas é bem moldado e detalhado.
           As instruções são simples, mas trata-se de um kit de montagem bem intuitiva e com poucas peças.
           Os decalques são bem impressos e com cores vivas, porém, parece haver uma sobra de filme e o ideal é cortá-los com um estilete rente à arte.

CONCLUSÃO

           Trata-se de um kit antigo, cujo molde já mostra o desgaste do tempo. É kit bem barato (em torno de 8 dólares nas lojas virtuais) e que pode ser muito útil para quem quer praticar técnicas de pintura em NMF (natural metal finish), rebaixamente de linhas de painel etc...
           Apesar de ser um kit barato, não recomendaria para um iniciante, pois é necessário estar familiarizado com algumas técnicas básicas de modelismo, para se obter um resultado satisfatório na montagem. Existe muito flash, muitas rebarbas e as peças devem ser trabalhadas com cuidado. Os ajustes na montagem deverão ser feitos com muito cuidado, principalmente o uso de putty, pois, existem muitos detalhes de superficie que poderão se perder com o lixamento.
           Para o modelista mais experiente e que não tem "medo" de encarar um certo desafio, com certeza é um kit recomendado. O nível de detalhes externos compensa os possíveis problemas de montagem e o trabalho na limpeza das peças. O kit é muito bonito. Aqueles que resolverem encarar o desafio do rebaixamento/refazimento das linhas de painel, terá um belo kit no final.
           Concluindo: Kit recomendado para modelistas mais experientes e que, apesar dos problemas na injeção, tem um preço muito convidativo e um ótimo nível de detalhes externos. Com a disponibilidade de vários decalques no mercado, dá para montar uma pequena coleção de Migs.





          Muito obrigado à KP-MODELS e ao Sr. Richard Kiss pelo kit gentilmente enviado para o review. Aguardem os próximos Migs!

O kit pode ser comprado aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...