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terça-feira, 30 de março de 2010

ELAGA 1/48 EMB-202 Ipanema e Entrevista com João Elaga!

Preço sugerido: R$ 60

Reviews:
http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=440&zoneid=24

http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/03/kit-review-elaga-148-embraer-emb-202-ipanema-0001/

Diante do lançamento do Kit do Ipanema, pela "ELAGA", e do impacto histórico deste lançamento, entrei em contato com o Sr. João, para uma rápida "entrevista".

Agradeço ao Sr. João, pela total colaboração e simpatia, desejando-lhe muita sorte na nova empreitada, que já entrou para a história do plastimodelismo no Brasil!
Aos colegas modelistas, que tanto clamavam por uma fábrica de kits nacional, vamos comprar e prestigiar os kits da Elaga!


1- Primeiro, conte-nos um pouco sobre quem é "João Elaga", e sua ligação com o modelismo.

R: Meu nome é João Luís Pelogia Elaga,e desde criança eu já montava plastimodelos.

2- Você já trabalhava com aerógrafos. Fabricar kits era uma meta, ou foi algo que surgiu de forma inesperada?

R: Meu primeiro contato com um aerógrafo foi através de um ilustrador de uma agência de propaganda que precisa consertar o que ele usava para trabalhar,e não tinha como encontrar a peça danificada.Então eu brinquei com ele dizendo que ao invés de fabricar a peça,eu fabricaria o aerógrafo inteiro.
Foi quando a 25 anos atrás eu fundei a Lince Aerógrafos no quartinho que minha mãe usava para passar roupas.Adquiri na época,um pequeno torno mecanico de bancada e com ele comecei a fabricar as primeiras peças dos aerógrafos.Algum tempo depois,o espaço já não era suficiente e fomos para um lugar maior.Sempre com o pensamento no crescimento da empresa,fui investindo em novos equipamentos e hoje a Lince possui modernas maquinas CNC,que garantem qualidade e peças de reposição para atender o proprietário de um aerógrafo Lince.
Desde o início eu imaginava como conseguir fazer um kit de plastimodelo.Fiz várias tentativas com moldes de resina,moldes de madeira que depois eram pantografados para o alumínio,mas sempre com resultados que não atingiam aquilo que eu queria.Era nescessário investir em maquinas e ferramentas específicas para a fabricação dos moldes.

3- Conte-nos um pouco sobre o processo de instalação de uma fábrica de kits, como por exemplo, de onde vem o maquinário, mão-de-obra etc...

R: Existem diversas maneiras de se fazer um molde,mas o basico é possuir frezadora,torno,eletroerosão,retífica,furadeiras,etc.O valor destas maquinas é muito grande.As minhas maquinas são de procedencia nacional,eu me recuso a usar maquinas chinesas,e digo porque:Os aerógrafos chineses que são meras cópias,quase encerram minhas atividades,eu só não fechei as portas porque eu abri mão de muitas coisas,pessoais até para conseguir terminar o Ipanema.

4- O primeiro lançamento de vocês, é o "EMB-202 Ipanema", porque este avião?

R: Porque escolhemos o Ipanema?Trata-se uma aeronave que faz parte da história da construção aeronautica no Brasil,e o primeiro avião no mundo a ser homologado para funcionar com motor a etanol.Veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_Ipanema.

5- Conte-nos um pouco sobre o processo de desenvolvimento do kit, quem são as pessoas envolvidas, etapas etc. A Embraer ajudou de alguma forma?

R: Para o desenvolvimento de um kit,é preciso antes de qualquer coisa,pesquisar e conseguir o maior numero de informações que puder.Um modelo real é muito importante para isto.Depois é projetar o modelo na escala escolhida,para se determinar quantas peças que irão compor o kit,e quantos moldes serão nescessários.No caso do Ipanema foram 5 moldes.Feito isto,começa-se a modelagem 3D em programas específicos que irão gerar também o codigo NC para as maquinas.É um processo que de um dia para outro aparecem formas cada vez mais sofisticadas para se obter os moldes.

6- Constantemente, vemos alguns kits recebendo pesadas críticas por parte dos modelistas. Quais as dificuldades para fazer o kit? Por qual razão, alguns kits ainda são lançados com formas completamente erradas?

R: Eu diría que a causa mais provável de se ter kits com formas erradas,é a falta de informações do modelo real e depois as limitações técnicas que o plastico irá impor no momento da injeção.Um exemplo disto são os trens de pouso,no modelo real do Ipanema,os tubos do trem principal tem aproximadamente 35mm de diâmetro.Se for feito na escala correta,ele teria 0,7mm de diâmetro,o que tornaria impraticavel sustentar o modelo.

7- Todo o material empregado na construção do kit é nacional?

R: Sim, todo material usado na fabricação do kit é nacional.

8- Hoje, contamos com fabricantes de decalques, aerógrafos, tintas e agora kits, no Brasil.
O lançamento do "Ipanema" estava sendo muito aguardado e foi muito bem recebdio. Qual a sua perspectiva sobre o mercado de modelismo nacional?

R: Eu espero que as vendas melhorem,pois o que foi vendido até agora não cobre nem uma parte dos custos.

9- Algum outro kit, já está em processo de criação?

R: Já estamos fabricando os moldes EMB-312 Tucano 1:48 e em seguida será o VW Brasília 1975 escala 1:24.

10- Conte-nos um pouco dos planos para o futuro da "Elaga".

R: Para o futuro,teremos novos lançamentos de aerógrafos,pistola de pintura profissional e muitos outros kits,sempre de modelos reais fabricados no Brasil.


Para ilustrar a entrevista, o Sr. João, gentilmente, enviou algumas fotos da fábrica!



















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